Prezados Leitores,
A publicação de hoje é sobre um grande nome da New Age. Embora não seja muito conhecido no Brasil, ele demostra um grande talento.
Yanni Chrysomallis é um músico, tecladista e compositor. Nasceu no dia 14 de novembro de 1954, na cidade de Kalamata, na Grécia. Teve pais que eram artistas e fãs de música clássica. Mãe cantora e pai violinista, Yanni cresceu ouvindo Beethoven, Mozart, Chopin, Stravinsky e outros grandes nomes eruditos. O que se tornou um grande influência em suas composições.
Aos 18 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou psicologia na Universidade de Minnesota por três anos e meio. No entanto, ao terminar a faculdade, decidiu abandonar a carreira de psicólogo antes mesmo de iniciá-la, resolvendo dedicar-se apenas à música. Aos 21 anos, Yanni aprendeu a tocar teclado sozinho e passou a fazer parte de uma banda de rock local intitulada Chameleon.
Alguns anos depois, decidiu mudar-se para Los Angeles com o baterista Charlie Adams, que conhecera na época do Chameleon, e começou a gravar suas próprias composições pelo selo Private Music. Em 1986 lançou seu primeiro álbum, Keys To Imagination. O álbum trouxe a Yanni um impressionante séquito de fãs.
A partir daí, não demorou muito para o tecladista estabelecer-se como um conceituado músico de estúdio, compositor de jingles e produtor. Pouco tempo depois, Yanni tornou-se um dos artistas mais vendidos do selo Private Music.
Considerado um dos nomes de maior destaque no segmento instrumental, a fama de Yanni aumentou a partir de seu relacionamento com a atriz americana Linda Evans, no início da década de noventa. Por ser muito popular nos Estados Unidos na época, Evans foi a maior responsável pelo grande interesse da mídia pelo tecladista.
Por ser autodidata, Yanni não sabe ler ou escrever músicas do modo tradicional. Ao invés disso, inventou uma maneira própria de compor ainda na infância e continua criando suas músicas usando a mesma técnica até hoje, depois de quase vinte anos de carreira e mais de vinte e dois discos. Sua sonoridade é ao mesmo tempo acessível e elaborada, sempre unindo o pop e a música clássica. As composições de Yanni também ficaram famosas nos Estados Unidos após terem sido usadas em programas de televisão e na abertura dos Jogos Olímpicos.
Discografia
1980 - Devotion
1984 - Optimystique
1986 - Keys to Imagination
1987 - Out of Silence
1988 - Chameleon Days
1989 - Niki Nana
1990 - Reflections of Passion
1991 - In Celebration Of Life
1992 - Dare to Dream
1993 - In My Time
1993 - Yanni Live at the Acropolis
1997 - In The Mirror
1997 - Tribute
2000 - If I Cold Tell You
2003 - Ethnicity
2006 - Yanni Live! The Concert Event
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yanni
Desejos de paz profunda – JC – Nevton de Liz
No comments:
Post a Comment